Acerca de mim

sábado, 16 de outubro de 2010

Relatório da Visita de Estudo ao Museu Nacional do Azulejo

No dia 1 de Outubro de 2010, a turma do 10ºB foi visitar o Museu Nacional do Azulejo.

            A visita serviu para nós aprendermos várias técnicas de cerâmica, e principalmente para tomarmos conhecimento do aparecimento do azulejo em Portugal.

           

Azulejo é uma pequena pedra polida, normalmente quadrada, em que uma das faces (devido à cozedura) é impermeável e brilhante. O azulejo foi trazido para Portugal pelo Rei D. Manuel, da Andaluzia.
Existem várias técnicas de produção do azulejo:
·        Alicatado: Técnica que consiste no agrupamento de pedaços de cerâmica cortados em diferentes tamanhos e formas geométricas.
·        Corda-seca: Técnica que impede a mistura de vária cores, abrindo pequena fissuras na peça.
·        Aresta: Técnica onde a separação de cores é feita levantando arestas na peça.
·        Esgrafitado: Técnica onde os elementos decorativos são abertos raspando-se com um estilete até aparecer a base do azulejo. As ranhuras que resultam deste processo podem ser preenchidas .
·        Exaquetado: Técnica de agrupamento de azulejos de maneira a formar uma malha geométrica em xadrez utilizando elementos alternados de cores diferentes.
·        Majólica: Técnica que veio de Itália e veio revolucionar a produção do azulejo, pois permite a pintura directa sobre a peça já cozida. Após a primeira cozedura é colocada sobre a placa um líquido branco que vitrifica na segunda cozedura. O óxido de estanho oferece à superfície uma coloração branca translúcida na qual é possível aplicar directamente o pigmento solúvel de óxidos metálicos. Os pigmentos são imediatamente absorvidos, o que elimina qualquer possibilidade de correcção da pintura. O azulejo é então colocado novamente no forno com temperatura mínima de 850 °C revelando, só após a cozedura, as respectivas cores utilizadas.
Em Portugal existiram épocas de grande riqueza (1500-1550) e épocas de extrema pobreza (1580-1640), onde os azulejos eram pintados pão artesãos e apresentam padrões repetitivos.
Existem várias características específicas dos azulejos portugueses: têm uma função decorativa, são transfigurados e dinamizados, e ainda apresentam ilusão de óptica e mais cores, para além do vulgar azul e branco.

O que são frontões de altar? Porque é que estes passam a ser feitos de azulejo?
Frontões de altar são painéis de azulejos que revestem um altar, imitando o revestimento tradicional em tecido.

O que é a figura avulsa? Em que zonas da casa era aplicada?
Os azulejos de figura avulsa são um conjunto de azulejos em que cada um representa uma composição isolada (flor, animal, …). Estes azulejos eram colocados sobretudo em cozinhas.
  
Quais as diferenças entre a figura avulsa holandesa e portuguesa?
Em Portugal divulga-se mais o género de figura simple a azul com elementos decorativos nos cantos a ajudar a união visual entre os vários azulejos, já na Holanda a figura era mais complexa.

Descreva as características da obra de Querubim Lapa. Em que locais da escola António Arroio podemos encontrar obras deste autor? 
Querubim Lapa estudou na escola Artística António Arroio e por isso tem exposta obras no edifício novo da escola.


 No final da visita, cada aluno teria de escolher a obra que mais gostou. Eu escolhi:
Maria Keil
Secções de revestimento das Estações Intendente e Rossio
- Metropolitano de Lisboa;
-Meio relevo;
- Corda-seca;
- Fábrica de cerâmica viúva, Lamego;
- 1963-1966.


Sem comentários:

Enviar um comentário